Terceira Idade
Envelhecer sem praticar nenhum tipo de atividade física pode ser um grande problema para a saúde do indivíduo. E a fisioterapia na terceira idade entra nesse contexto, ajudando na saúde de pessoas com idade mais avançada.
O aumento da população com mais idade no Brasil e no mundo, normalmente é acompanhado de modificações na saúde do indivíduo, aumento de doenças crônicas, limitações funcionais, incapacidades e desgaste elevado.
E é justamente para fugir desse quadro e então desfrutar um estilo de vida saudável e ativo, que é necessário que a pessoa tenha cuidado, dando a devida atenção para sua aptidão física.
Os tratamentos fisioterapêuticos, além de exercícios físicos são extremamente indicados para isso.
Benefícios da fisioterapia na terceira idade
A fisioterapia é um dos serviços da clínica Pompeia e quando voltada para a terceira idade ela visa atenção ampla e integral ao idoso no sistema de saúde, uma vez que, pode atuar no âmbito da: Atenção Primária, Secundária e Terciária da Saúde, melhorando a capacidade funcional e a qualidade de vida do indivíduo, reduzindo a prescrição de medicamentos.
Por meio de orientações posturais e exercícios físicos globais específicos, a fisioterapia na terceira idade educa a saúde do idoso e são medidas primárias na abordagem do envelhecimento motor. Além disso, ela é fundamental para ajudar o idoso a ter equilíbrio de seu corpo.
Também é preciso dizer que a aplicabilidade da fisioterapia e suas modalidades atingem uma gama acentuada de disfunções músculo-esqueléticas, frequentemente presentes em pacientes da terceira idade, sejam elas: disfunções ortopédicas, reumáticas, neurológicas, cardiovasculares e geriátricas.
Podemos listar como os principais benefícios da fisioterapia na terceira idade:
- Preservar a flexibilidade;
- Melhorar o equilíbrio e a coordenação;
- Diminuir as dores;
- Manter e garantir a força;
- Promover a independência.
Tipos de tratamentos de fisioterapia na terceira idade
Os tratamentos de fisioterapia na terceira idade podem ser divididos em nível de intensidade e em tratamentos passivos e ativos.
Tratamentos passivos da fisioterapia na terceira idade
São considerados tratamentos passivos da fisioterapia na terceira idade:
- Métodos de condução (calor e frio): eles apresentam vários benefícios, como: alívio da dor, redução do edema, aumento da extensibilidade do colágeno, diminuição do espasmo muscular e melhora da contratilidade muscular. O tratamento de calor inclui cera (parafina), coxins e compressas térmicas, toalhas quentes, banhos de imersão quente e banhos de contraste. Já o tratamento a frio é feito com banhos de imersão frio, massagem com gelo, compressas geladas, toalhas geladas e sprays evaporadores.
- Eletroterapia: são agentes eletromagnéticos, como Diatermia por Microondas, Diatermia por Ondas Curtas, Laserterapia de Baixa Frequência, Radiação Infravermelho e Terapia por Radiação Ultravioleta. Ela é baseada na utilização da corrente elétrica com fins terapêuticos, como aquecimento profundo e superficial.
- Ultrassom de baixa frequência: entre eles podemos destacar a Estimulação Elétrica Neuromuscular e Muscular e a Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea (TENS).
- Terapia Interferencial: possibilita uma melhora no fluxo de nutrientes, remoção dos produtos catabólicos e metabólicos, estimulação do processo de cicatrização e extensibilidade do tecido conjuntivo, resolução do edema e hematoma crônico, alívio da dor, facilitação da atividade muscular e aumento dos movimentos articulares. Tudo isso por meio de massagem (Clássica, Shiatsu, Ayurvédica, Reflexiva, MTC e Rolfing).
- Relaxamento: método de recondicionamento psicofisiológico, com várias técnicas, como: Tai-Chi-Chuan, exercícios Ideoplásticos, exercícios Psicotrônicos e Calatonia.
- Alongamento: é fundamental na terceira idade, pois sua falta leva ao encurtamento e retrações, causando desequilíbrios estáticos.
Tratamentos ativos da fisioterapia na terceira idade
Entre os tratamentos ativos da fisioterapia na terceira idade estão:
- Cinesioterapia: são exercícios de fortalecimento para o sistema muscular e que representam um papel essencial na fisioterapia e na reabilitação.
- Osteopatia: terapia manipulativa aplicada para reduzir o quadro doloroso do corpo e aumentar a mobilidade, restaurando a capacidade funcional máxima dentro de uma postura balanceada.
- Ginástica holística: trabalha os movimentos do corpo seguindo os princípios da coordenação motora, a fim de despertar a consciência corporal e auto-suficiência do indivíduo.
Como pudemos observar, a fisioterapia na terceira idade é muito vantajosa para que o indivíduo tenha uma vida mais saudável, além de evitar alguns problemas mais sérios.
No entanto, para que alcance os objetivos necessários, é fundamental contar com profissionais qualificados, que você encontra na clínica Pompeia. Agende agora mesmo a sua consulta com um de nossos especialistas.