Ombro e Cotovelo
O ombro é uma articulação complexa que liga a cintura escapular ao membro superior. Ele é formado por quatro articulações separadas e por um complexo de músculos. Já o cotovelo também é uma articulação que fica entre o braço e o antebraço, e liga o úmero à ulna e ao rádio.
Ambas as articulações estão sujeitas a algumas doenças que causam dor na região, porém que podem ser evitadas.
Dor no Ombro
A dor no ombro pode ter diversas causas, entre elas as citadas abaixo.
Tendinite no ombro
A tendinite no ombro pode ser causada por postura inadequada frequente e atividades constantes que exigem esforços do ombro. Ela é resultado de uma inflamação que causa fortes dores e que limitam suas atividades com o braço em questão.
O tratamento para tendinite no ombro pode ser via medicamentosa e/ou fisioterapia, entretanto, quando não há resposta positiva, a cirurgia se torna uma alternativa.
Como evitar lesões no ombro
Para evitar lesões no ombro, é importante considerar os seguintes cuidados:
- Fazer alongamento dos ombros antes e depois das atividades físicas e laborais;
- Realizar exercícios de fortalecimento muscular de forma adequada, respeitando o limite de amplitude do seu braço, são benéficos na prevenção de lesões;
- Respeitar o limite do seu corpo e fazer pausas regularmente, evitando dores e inflamações;
- Evitar dormir ou permanecer com os ombros embaixo de corpo, por longos períodos, pois, prejudica a circulação e em longo prazo, pode trazer complicações;
- Dar preferência para uma alimentação equilibrada e ingestão de água, pois melhoram a saúde dos ossos, músculos e articulações;
- Incluir no seu check up anual uma visita ao ortopedista especializado em ombro, a fim de que os membros do seu corpo estejam em plena forma, lhe mantendo ativo no trabalho e no lazer.
Dor no cotovelo
Apesar de parecer incomum, a dor no cotovelo é frequente, desde crianças até profissionais do tênis, jardinagem e jogadores de beisebol, podem ser acometidos por esse desconforto.
As maiores causas de dor no cotovelo são o esforço repetitivo e os esportes de alta performance, que exigem avaliação médica especializada, para evitar que algo simples se torne um problema que afete a vida do indivíduo.
Epicondilite lateral “tendinite do tenista”
A tendinite do tenista, muito comum em adultos na faixa dos 30 aos 60 anos, se manifesta devido a um determinado esforço constante, embora, há casos em que a falta de ergonomia e predisposição genética também possam ser fatores no desenvolvimento da patologia.
Ela pode ser causada por ações que necessitam de impulso, vigorosas extensão do punho, dedos e do próprio cotovelo, além de supinação do antebraço.
Além desses fatores, o sedentarismo e o modo de dormir com a mão fechada, são casos em menor número, mas que merecem atenção, visto que, outros males podem surgir devido a esses hábitos.
Clínica ortopédica especialista em ombro e cotovelo em Sumaré
Dor no cotovelo em crianças “cotovelo de babá’’
A luxação no sub-cotovelo ocorre principalmente em crianças de 18 meses de vida até os 4 anos, devido uma lesão na articulação do cotovelo. Isso acontece quando os pais e cuidadores fazem o que chamamos de “puxão rápido do antebraço’’, seja durante uma brincadeira, ou para pegá-las no colo.
Esse tipo de lesão precisa ser tratado com urgência, já que um deslocamento pode ter acontecido e um médico é quem deve avaliar e orientar nos cuidados, para que não se agrave o estado do braço da criança.
Bursite olecraniana
A bursite olecraniana é caracterizada pela inflamação de uma pequena bolsa de líquido (Bursa) localizada na ponta do cotovelo, que tem como função proteger as estruturas musculoesqueléticas do atrito entre elas.
Como evitar lesões no cotovelo
A prevenção é sempre o melhor remédio, pois evita que dores e inflamações atrapalhem sua rotina. Entre as principais formas de reduzir os riscos de lesões no cotovelo estão:
- Primeiramente, em caso de dores no cotovelo, procurar um especialista para diagnóstico e tratamento precoces;
- Evitar a automedicação, ou seja, pedir para um médico prescrever qual remédio é melhor para você;
- Fazer pausas regularmente, bem como, realizar exercícios físicos que lhe ajudem no fortalecimento e movimento adequado do braço;
- Realizar alongamentos que beneficiam a região do cotovelo são bem vindos;
- Tomar cuidado ao pegar crianças pelos braços, evitando lesões e emergências médicas.
Agora que você já sabe quais os principais problemas que podem acometer o ombro e o cotovelo, procure um especialista de ombro e cotovelo quando houver dores constantes e febre, inchaço local e dor.