HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG A SEX 7h às 19h
>

Postado em: 09/01/2023

Refrigerante pode causar osteoporose?

Não é novidade que o consumo de refrigerante faz mal à saúde. O que talvez nãodesconfiávamos é que a bebida prejudica o cálcio dos nossos ossos favorecendo a osteoporose.

Um grupo de pesquisadores da Tufts University descobriu que mulheres que bebiam três copos de refrigerante por semana tinham perda óssea média de 4%, a mais que as mulheres que ingeriam outra bebida.

Os refrigerantes de cola contêm ácido fosfórico. Segundo o estudo americano, a substância causa acidez no sangue, e o corpo usa o cálcio dos ossos para neutralizar o ácido no organismo.

Infelizmente não para por aí. Estudo publicado pelo Nutrition Journal apontou que os refrigerantes podem influenciar na saúde óssea tanto de crianças quanto adultos.

Para chegar às conclusões, os pesquisadores compararam 26 estudos para entender como a ingestão dessa bebida poderia impactar a densidade mineral óssea, um indicador para o risco de osteoporose e fraturas.

Como resultado, 18 dos estudos apontaram associação de risco entre a ingestão de bebidas adoçadas e menor densidade mineral óssea em todas as faixas etárias.

Isso se deve ao açúcar presente nessas bebidas, que pode causar efeitos negativos no metabolismo ósseo por meio do aumento da perda de cálcio e do desequilíbrio do mineral no organismo.

Faltavam motivos para largar o consumo de refrigerantes? A ciência sugere que o aumento no risco de osteoporose está entre os males causados pela bebida, como obesidade e diabetes tipo 2.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...