Postado em: 23/01/2023
Quando se deve colocar prótese no joelho?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 10 milhões de brasileiros sofrem hoje com artrose no joelho, condição que causa dor e limitação. Em estado grave, não raro é preciso colocar uma prótese no local. A boa notícia é que a tecnologia nessa área não para de avançar.
A cirurgia para colocação de prótese no joelho, também chamada de artroplastia do joelho, é um procedimento que visa diminuir as dores e corrigir deformidades no joelho a partir da colocação de uma peça artificial capaz de substituir a articulação, sendo recomendada principalmente em casos de artrites e artroses.
Este procedimento é indicado normalmente quando existe comprometimento grave da articulação ou quando não se consegue alcançar melhoras com o tratamento conservador, ou seja, uso de medicamentos e sessões de fisioterapia.
A cirurgia de prótese de joelho é feita através da substituição das cartilagens gastas por dispositivos metálicos, cerâmicos ou plásticos, devolvendo ao paciente uma articulação alinhada e sem dores. Esta substituição pode ser parcial, quando somente alguns componentes da articulação são retirados ou total.
A cirurgia só é indicada quando a dor não melhora com medicamentos ou fisioterapia e limita a realização das atividades diárias, quando há rigidez na articulação, quando a dor é constante e quando há deformidade no joelho. A decisão pela artroplastia deve considerar também a idade e as expectativas do paciente.