Postado em: 06/08/2021

Quando é indicada a prótese de quadril?

Também conhecida como artroplastia do quadril, a prótese de quadril é a cirurgia ortopédica que tem como objetivo substituir a articulação do quadril doente por uma prótese de metal, polietileno ou de cerâmica, sempre o mais próximo da anatomia original.

Trata-se de uma cirurgia comum na população idosa, geralmente acima dos 68 anos. Ela pode ser realizada de duas formas: total e parcial.

Em casos de Artroplastia total (ATQ), tanto a cabeça do fêmur quanto o acetábulo são substituídos por componentes metálicos, que são fixados no osso através de uma camada de cimento ósseo ou não de forma não comentada.

Atualmente, esta cirurgia é considerada um grande avanço da ortopedia! É uma das cirurgias mais bem sucedidas da medicina moderna e vem evoluindo nos últimos anos, tanto no aprimoramento da técnica cirúrgica quanto na utilização dos materiais.

Por fim, vale ressaltar: embora seja considerada uma cirurgia segura na maioria dos casos e apresenta taxas de complicação baixas, trata-se de uma cirurgia de grande porte e envolve riscos, como qualquer outra!

Afinal quando é indicada a prótese de quadril?

Como dito anteriormente, a cirurgia geralmente é feita em idosos que possuem desgaste dessa articulação, devido a doenças como artrose, artrite reumatóide ou espondilite anquilosante. Contudo, sua ação não se limita apenas a esse público.

Ela pode também ser utilizada em pacientes jovens, caso aconteça alguma fratura do colo do fêmur, por exemplo.

De forma geral, a dor é o principal sintoma dos pacientes submetidos à essa cirurgia. A dor é comumente localizada na virilha e região lateral da coxa ou região glútea e nos estágios iniciais é provocada por grandes esforços do quadril.

Em estágios mais tardios,  a dor é provocada por pequenos esforços como subir e descer poucos degraus, entrar e sair do carro ou calçar meias e sapatos e pode perdurar por longos períodos, mesmo em repouso ou durante o sono.

Além disso, também faz parte do quadro do paciente submetido à prótese de quadril, a perda de mobilidade e rigidez da articulação, dores em articulações próximas como coluna lombar e joelho e redução significativa da qualidade de vida do doente.

Entre as doenças mais comuns, na qual, indica-se a prótese de quadril, estão:

• Impacto femoroacetabular;
  • Artrite reumatóide;
  • Artrose: é o desgaste propriamente dito da articulação do quadril;
  • Fratura de fêmur;
  • Osteonecrose da cabeça femoral;
  • Displasia do quadril.
  • Sequela de pioartrite ou infecção articular.
  • Sequelas de doenças infantis como Perthes, epifisiolistese ou displasia do quadril.

Como é realizada a cirurgia de prótese de quadril?

A cirurgia de prótese de quadril é feita sob anestesia geral ou bloqueio regional, no centro cirúrgico!

Assim, o médico realiza um corte na parte da frente da coxa, parte posterior ou na lateral da coxa, dependendo de sua escolha.

Após, ele retira as partes desgastadas e coloca a prótese.

Todo este procedimento dura aproximadamente 2 horas e meia. Contudo, pode ser mais longa! Tudo vai depender das condições físicas do paciente!

O tempo de internamento hospitalar varia de 3 a 5 dias, e recomenda-se o início da fisioterapia logo no pós operatório.

As próteses podem, igualmente, sofrer desgaste?

Como sabemos, nossa articulação do quadril passa por inúmeras cargas durante as atividades de vida diária.

Uma vez feita, a cirurgia de prótese de quadril também será submetida a essas cargas, assim como a articulação já sofria antes da cirurgia. Dessa forma, ao longo do tempo, a prótese tende também a desgastar, independente do material que é feita.

Porém, elas são feitas para durar anos!

Existem sim fatores que podem interferir nessa durabilidade. Dentre os que mais se destacam estão o sobrepeso e os altos níveis de atividade realizadas pelo paciente.

O paciente pode e deve realizar atividades físicas, mas deve optar, nesse caso, por atividades que ofereçam baixo impacto, como é o caso da natação, caminhadas e hidroginástica.

Quais os benefícios da prótese de quadril?

Após a reabilitação cirúrgica, a maioria dos pacientes relata:

• Melhora da qualidade e distância da marcha;
  • Melhora da agilidade para realizar as atividades diárias;
  • Diminuição no uso de remédios para a dor.

Existem complicações associadas ao procedimento?

Como dito anteriormente, são raras as complicações associadas à prótese de quadril.

Se o paciente segue todas as orientações  e cuidados adequados, ela não apresenta problema algum. Contudo, existem complicações como:

• Fratura óssea;
  • Trombose venosa profunda;
  • Luxação da prótese;
  • Embolia pulmonar.

Recomenda-se a consulta de revisão de 7 a 10 dias depois do procedimento cirúrgico, para a retirada dos pontos e para afastar qualquer tipo de complicação, como desencaixe ou infecção.

Por fim, a fisioterapia ajuda também na força e amplitude dos movimentos, além da redução da dor. Os exercícios de reabilitação incluem alongamentos, hidroterapia, treino de marcha e exercícios ativos para fortalecimento geral. Estes exercícios ativos devem ser realizados em terrenos planos e depois em rampas e escadas.

Dúvidas sobre a prótese de quadril? Entre em contato conosco!