Postado em: 22/07/2022
Prótese de joelho: quando é indicada?
A prótese de joelho pode fazer toda a diferença para pacientes que sofrem com alguma doença ou algum trauma nessa articulação. Ela traz melhorias para a mobilidade e a estabilidade do indivíduo, ampliando as possibilidades do seu dia a dia e promovendo sua qualidade de vida.
A recomendação para colocar esse implante, porém, deve partir de um profissional qualificado que tenha um bom conhecimento do histórico do paciente. Afinal, trata-se de um procedimento cirúrgico e da necessidade de passar pela reabilitação. Continue sua leitura e saiba mais sobre esse procedimento!
Em quais situações a prótese é recomendada?
O joelho pode ser acometido por vários problemas e lesões, que desgastam sua cartilagem ou alteram sua estrutura. Exemplos disso são as doenças reumáticas – como as artrites e a artrose –, os traumas – como as fraturas – e as malformações congênitas, que causam dores, enfraquecem a articulação ou enrijecem a região.
As tentativas para resolver esses quadros devem visar, inicialmente, evitar um procedimento cirúrgico ou a necessidade do implante. Os médicos indicam o uso de medicações, a imobilização (para os casos de fratura) e a prática de fisioterapia, por exemplo, com a intenção de aliviar os sintomas ou consertar as deformidades.
Quando essas alternativas não são suficientes – não mostrando resultados satisfatórios quanto ao alívio da dor, a redução da rigidez e a promoção da estabilidade – a cirurgia passa a ser indicada. O procedimento terá contraindicações em casos de infecções ativas ou grandes riscos cirúrgicos, atribuídos a alergias ou outras condições clínicas do paciente.
Quais são os benefícios da prótese de joelho?
A prótese traz grande alívio para quem não encontrava soluções com as outras formas de tratamento. Ela elimina as dores intensas e possibilita uma vida mais ativa, contribuindo para a mobilidade até mesmo durante as práticas de atividades físicas e caminhadas. Os pacientes ganham mais autonomia, bem-estar e segurança (já que contam com maior estabilidade e equilíbrio).
Como a prótese de joelho é colocada?
A cirurgia para a colocação da prótese é chamada de Artroplastia. Ela consiste na substituição (total ou parcial) da cartilagem do joelho por dispositivos específicos, feitos de polietileno ou de metal. O paciente precisa fazer repouso logo após a operação e, antes mesmo de receber alta do hospital, já deve iniciar a fisioterapia.
Os exercícios fisioterapêuticos são essenciais para a retomada do controle muscular e a adaptação à prótese de uma forma geral. O ortopedista pode também receitar medicações para as dores da operação e deve orientar o paciente quanto aos cuidados para as semanas que se seguirão.
É importante comparecer às consultas de acompanhamento – para tirar radiografias e verificar a adaptação da prótese – e respeitar o seu próprio tempo de recuperação. O retorno às atividades normais acontece, de modo gradativo, entre as próximas 3 a 6 semanas depois da cirurgia.
Agora você já sabe quando a prótese de joelho é indicada e como funciona a sua operação! Se ficou com alguma dúvida ou se vem sentindo dores nessa articulação, não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta!