Postado em: 26/10/2022
LER: o que é a lesão por esforço repetitivo e como tratar
A lesão por esforço repetitivo é um problema de saúde cujo principal sintoma é caracterizado pela dor nos dedos e nos membros superiores. Pode provocar também formigamento, fadiga muscular e limitação do movimento.
Apesar disso, a LER não é uma doença, e sim um conjunto delas. Tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, dedo em gatilho, mialgias e síndromes do túnel do carpo. Todas elas podem caracterizar o problema.
O surgimento de LER está diretamente relacionado com a execução de movimentos repetitivos e contínuos. Ela também é favorecida pela postura incorreta e pelo excesso de peso em bolsas e mochilas.
Essa lesão se manifesta por meio da dor, que irradia do local afetado para toda a musculatura ao redor. Com o movimento, ela pode piorar, e ocasionar a perda de força e até atrofia.
Pessoas que não fortalecem os músculos estão mais propícias ao surgimento dos sintomas. As causas mais comuns são falta de alongamento e pouca força muscular.
Para evitar o LER, é importante manter a coluna ereta, conservando a boa postura. Sente-se em cadeiras confortáveis, com um encosto adequado e mantenha os ombros relaxados.Cuide também para que os punhos não estejam dobrados. A cada hora é importante se levantar e fazer uma atividade ativa, como andar. Se possível, o ideal é fazer alongamento.
Caso sinta os sintomas, procure um ortopedista. Entre em contato com a Clínica Pompeia Ortopedia e Fisioterapia!