Postado em: 16/08/2021
Infiltração foraminal para tratamento de dor na coluna
Está sofrendo com dores na coluna? Se sim, saiba que a infiltração foraminal é um método eficaz para tratar a dor na coluna.
Ela oferece alívio da dor e melhora significativamente a movimentação da coluna, seja de forma definitiva ou temporária.
Esse método de bloqueio anestésico é bastante utilizado por especialistas em coluna e pode ser a solução para as suas dores.
Pensando nisso, vamos te explicar mais sobre a infiltração foraminal.
Vamos começar?
O que é a infiltração foraminal?
É um método minimamente invasivo para o tratamento de dores localizadas na coluna.
Funciona a partir da injeção de medicações (anestésicos e corticóides) em pontos específicos da coluna, visando bloquear o estímulo de dor.
Mais especificamente, ele visa bloquear as dores originadas da infiltração foraminal (orifício onde nervos passam até os membros) e da infiltração de faceta articular (articulações da coluna).
Mas, como a ação analgésica é produzida?
Bom, essa ação anestésica é causada pelo anestésico local e a ação anti-inflamatória é produzida pelo corticóide.
Além do alívio das dores, esse método também ajuda a identificar qual a real causa das dores em casos que os exames clínicos são inconclusivos.
Qual o tipo mais comum de infiltração na coluna?
Bem, a maior parte das infiltrações são realizadas na coluna lombar, mas também é possível infiltrar na coluna cervical.
Ah! A dor ciática é bastante beneficiada e aliviada com a infiltração na coluna.
Vantagens da infiltração foraminal
Uma vantagem bastante importante da infiltração foraminal é ajudar o paciente na reabilitação fisioterapêutica.
Em muitos casos o paciente não consegue evoluir nos exercícios que a longo prazo o auxiliaram a não sentir mais dores em razão dos desconfortos atuais.
Após a infiltração foraminal, com a ausência de dores, o paciente consegue evoluir na fisioterapia e dar continuidade ao correto tratamento clínico recomendado.
Outro benefício está na redução ou suspensão de medicamentos associados ingeridos regularmente pelo paciente.
Reduzir o uso de medicação evita efeitos colaterais renais e gástricos que podem produzir outras complicações no organismo.
Essa técnica também ajuda a evitar cirurgias invasivas, uma vez que ao identificar a real estrutura da dor e sua causa é possível continuar aplicando novos bloqueios à dor na região afetada.
Infiltração foraminal: Como é realizada?
Para que o procedimento seja realizado o paciente deve manter jejum de sólidos e líquidos por 8 horas.
Para realizar a infiltração é colocada uma anestesia local com uma agulha fina, tornando a região amortecida por algumas horas.
O paciente é anestesiado e colocado de bruços com o abdome para baixo e realiza-se uma limpeza da região da coluna.
Com tudo pronto, a infiltração tem início!
Com um aparelho de visualização de imagem em tempo real, a medicação é inserida através da infiltração no ponto exato da dor na coluna.
É possível que o paciente sinta um leve desconforto na coluna, perna ou braço durante a aplicação.
Após a infiltração é comum sentir os membros amortecidos por algumas horas.
Além disso, nos primeiros 3 ou 4 dias após o procedimento é comum haver dor na coluna no ponto em que houve a infiltração.
A região se torna mais sensível nos primeiros dias e o corticoide possui efeito irritativo, que some após ser absorvido pela região do corpo.
Dentro de algumas semanas sua dor na coluna estará totalmente tratada!
Procure o melhor tratamento ortopédico
A Clínica Pompeia de ortopedia e fisioterapia realiza infiltração foraminal para tratamento de dor na coluna de forma especializada e segura.
Agende já sua consulta com um de nossos profissionais!