Postado em: 21/11/2022
Dor no joelho em ciclistas: causas mais comuns
A dor no joelho é uma das lesões mais comuns que os ciclistas podem sofrer. Em esportistas amadores, os índices de contusões são ainda maiores devido à postura inadequada na bicicleta, ao ajuste errado da bike, à falta de acompanhamento profissional ou até mesmo por desconhecerem os próprios limites.
Apesar de o ciclismo ser um esporte com um padrão de movimento constante e sem altos impactos, excluindo os causados por quedas, é exatamente a natureza repetitiva da modalidade que pode gerar lesões. Uma hora de pedal a 80 rpm (rotações por minuto), equivale a quase 5 mil rotações, podendo levar às lesões por microtrauma de repetição.
A síndrome femoropatelar (SDFP) é um termo usado para descrever a dor na parte da frente do joelho e ao redor da patela ou rótula. É conhecida também como “joelho do corredor” ou condromalácia porque costuma acometer pessoas que praticam corrida, mas afeta cerca de 40% dos ciclistas.
Conheça os principais fatores de risco da dor femoropatelar:
▶️ Falta de ajuste adequado da bicicleta;
▶️ Erros de treinamento: é comum ciclistas aumentarem muito rápido tanto a quilometragem quanto a intensidade do treino, sem o corpo estar adaptado às exigências impostas;
▶️ Alterações biomecânicas;
▶️ Ativação muscular alterada (relação agonista/antagonista);
▶️ Fraqueza nos quadris.Você costuma sentir dor no joelho? Consulte o ortopedista especialista em joelho da Clínica Pompeia Ortopedia e Fisioterapia!