Postado em: 30/08/2021

Como diagnosticar e tratar a lesão do manguito rotador?

A lesão do manguito rotador afeta o úmero (osso do braço), causando dores e complicações.

Se você está sentindo dores no ombro, com piora progressiva e noturna, fique atento, pois pode ser lesão do manguito rotador!

Essa lesão exige um diagnóstico preciso para que o melhor tratamento possa ser delineado.

Pensando nisso, vamos te explicar tudo que você precisa saber a respeito dessa lesão:

• O que é?
  • Quais suas causas?
  • Sintomas.
  • Diagnóstico.
  • Tratamento.

Vamos começar!

O que é o manguito rotador?

Ele é um grupo de 04 tendões e músculos ligados ao úmero, constituído pelos músculos: infraespinhal, supraespinhal, subscapular e redondo maior.

Os músculos do manguito começam no osso escápula, passando pelo superior do úmero e terminando nos tendões largos e achatados que revestem a cabeça umeral.

Eles são responsáveis por uma função extremamente importante: estabilizar os movimentos do ombro!

Por isso essa lesão é tão delicada e pode ocasionar inflamações, bursite, tendinite e rompimentos totais ou parciais.

Suas possíveis causas são:

• Fatores ambientais, como uso excessivo do ombro, sobrepeso, tabagismo e alterações metabólicas;
  • Fatores mecânicos, como alteração na estrutura musculoesquelética em função de impactos ou atritos no osso acrômio;
  • Fatores traumáticos, como fraturas ou luxações no ombro;
  • Fatores genéticos ou envelhecimento.

Em grande parte dos casos a lesão ocorre em função do uso exacerbado do ombro durante atividades esportivas ou durante esforço repetitivo.

Isso significa que para prevenir lesões o ideal é realizar exercícios de fortalecimento dos músculos da área do ombro, sob orientação profissional.

Também evite os fatores de risco associados à essa lesão: doenças metabólicas, tabagismo, sobrepeso, sobrecarga da região do ombro e esforço repetitivo.

Quais os sintomas dessa lesão?

O principal é a dor no ombro, com piora ao realizar movimentos acima da cabeça.

Em casos de rompimento total dos músculos do manguito, a dor é aguda e acompanha fraqueza no ombro.

Essa fraqueza varia de intensidade conforme o grau da lesão, podendo chegar a causar impossibilidade de levantar o braço!

Para tratar a lesão, o diagnóstico é fundamental!

Como é realizado o diagnóstico?

Além do exame médico, geralmente são realizados exames de imagem, como ultrassonografia e ressonância magnética.

Em alguns casos a radiografia auxilia no diagnóstico diferencial, a fim de excluir outras doenças como fraturas, osteoartrose e tendinite calcária.

Após a confirmação do diagnóstico por um médico especializado, será o momento de definir o melhor tratamento para a sua lesão.

Como tratar a lesão do manguito rotador?

O tratamento varia conforme o grau da lesão, intensidade da dor, perda da função do ombro e idade do paciente.

Nos casos que há lesão parcial do manguito e tendinopatia o tratamento tende a ser conservador com fisioterapia e uso de anti-inflamatórios.

Os exercícios fisioterapêuticos tem como objetivo alongar, reabilitar e fortalecer os estabilizadores do ombro.

Nos casos em que ocorre ruptura total do manguito rotador, o tratamento poderá incluir intervenção cirúrgica.

Para essa lesão, a cirurgia mais utilizada é a artroscopia. Já ouviu falar?

Essa técnica é minimamente invasiva e proporciona uma recuperação rápida, indolor e eficaz.

Para confirmar o diagnóstico e começar um tratamento seguro e preciso, entre em contato com a clínica Pompeia de ortopedia e fisioterapia.

Agende já sua consulta!