Postado em: 25/05/2021
Clínica de Ortopedia especializada em pé e tornozelo
O pé e o tornozelo são os principais suportes do peso do corpo. Em suma, ambos têm funções distintas. Porém, atuam basicamente com duas finalidades: estática (quando nos encontramos parados e em pé), e outra dinâmica (quando estamos em movimento).
Dessa forma, quando corremos, pulamos ou praticamos outras atividades, estamos exigindo muito destas estruturas. Elas são a base! Uma clínica de ortopedia especializada em pé e tornozelo tem como objetivo diagnosticar, tratar e acompanhar as lesões associadas. Assim, quando qualquer problema acontece, precisamos recorrer a elas!
Nesse sentido, apesar de serem fortes e resistentes, essas estruturas sofrem muito com agressões e lesões.
Pé e tornozelo: sustentação e base para nosso corpo
Em suma, diariamente somos acometidos por lesões nos pés e tornozelos. Este tipo de problema acomete um público muito variado, desde crianças até idosos. E acontecem das mais variadas formas! Quedas, acidentes e batidas em móveis! Quem nunca deu aquela joelhada no armário do quarto?
Porém, existem também aquelas doenças chamadas congênitas, como é o caso dos dedos em garra e as joanetes. Elas também causam muita dor e comprometem nossa qualidade de vida.
Assim, precisamos entender que estas lesões podem ser prevenidas. Uma clínica de ortopedia especializada em pé e tornozelo pode dar dicas a você como tratar melhor essas estruturas!
Portanto, é importante buscar profissionais adequados tanto para o diagnóstico, quanto para a recomendação do tratamento. Vamos entender melhor as principais lesões do pé e tornozelo?
Lesões associadas ao pé e tornozelo
Entorses
Entorses são lesões muito comuns. São aquelas nos quais ouvimos um “põe gelo e compressa quente que passa”. Dessa forma, muitas delas são tratadas sem ajuda de um especialista. Assim, uma virada de pé, seguida de dor e inchaço geralmente se ignora. Acreditamos que com o tempo, passa.
Porém, precisamos entender que é de extrema importância a busca de um especialista nesses casos! Existem diferentes tipos de entorses, ou seja, requerem tipos diferentes de tratamento!
Fraturas
Antes de mais nada: ambas estruturas possuem muitos ossos. Assim, quando observamos fraturas, ocorre uma identificação de qual osso quebrou. A partir daí, o médico recomenda o tratamento. Ele pode ser conservador, quando não ocorre cirurgia, ou cirúrgico.
Isto tudo vai depender de cada osso e do grau de desvio da lesão!
Deformidades e doenças
Outras causas que levam as pessoas a buscar uma clínica especializada em pé e tornozelo são as doenças e deformidades. Nesse sentido, podemos citar algumas: esporão, fascite plantar, joanetes e dedos em garra.
Assim, é preciso sempre diferenciar estas patologias. Como dito anteriormente, essas estruturas possuem muitos ossos. E cada doença e deformidade atinge de forma diferente.
Nestes casos, precisamos sempre lembrar da prevenção! Em outras palavras, buscar sempre atividades saudáveis, exercícios físicos com acompanhamento, além de sempre fortalecer essa musculatura. Você provavelmente já ouviu, em propaganda de calçados, sobre a ergonomia desses acessórios.
E sim, eles também são muito importantes. Busque sempre calçados que se acomodam bem aos seus pés, que facilitam sua caminhada, e que não tragam problemas futuros.
Você ainda tem dúvidas sobre o pé e o tornozelo? Agendar uma consulta!