Postado em: 23/07/2021
Clínica de ortopedia especialista em medicina do esporte
A ortopedia do esporte é a especialidade que incorpora aspectos clínicos, cirúrgicos e de investigação de lesões atléticas para tratar esportistas profissionais e de lazer em todas as faixas etárias.
Assim, em uma clínica de ortopedia especialista em medicina do esporte, ocorrem tratamentos de amplo espectro associados a lesões atléticas em crianças e adultos, não apenas no contexto profissional.
Dessa forma, aquele praticante de atividade física recreativa também está incluído em todo o processo.
O que faz um médico do esporte?
Trata-se de um profissional com uma formação clínica direcionada a solucionar as demandas mais frequentes dos praticantes de atividade física e dos atletas.
Dessa forma, ele atua no acompanhamento da saúde do esportista, visando sua proteção,prevenção de doenças e lesões,melhora no desempenho esportivo, recuperação muscular ou reabilitação.
Geralmente, todo esse processo é realizado com auxílio de uma equipe multidisciplinar. Além disso, ele pode acompanhar a atividade física em si, podendo avaliar os riscos e perfil metabólico do indivíduo.
Entre suas principais atribuições estão:
- Melhorar rendimento e performance;
- Tratar e prevenir lesões;
- Orientar a prática esportiva;
- Propiciar suporte médico adequado;
- Maximizar o rendimento dos atletas.
Principais lesões associadas a medicina do esporte
Em suma, a reabilitação de lesões relacionadas ao esporte incluem, primeiramente, a educação adequada e treinamento para a prevenção de lesões. Além disso, ortopedistas especialistas empregam as mais variadas técnicas para ajudar na cicatrização e recuperação dos atletas.
Entre as principais lesões associadas, tratadas em uma clínica de ortopedia especialista em medicina do esporte, estão:
- Fraturas: A fratura de um osso durante a prática de esportes pode ocorrer por impacto, ou por estresse, rompendo ou trincando o osso. Uma fratura é facilmente identificada ao apalpar a região afetada, porém o médico irá solicitar radiografia para classificar o tipo de fratura.
- Entorses: trata-se de uma lesão traumática, que pode ocorrer em regiões com o joelho, tornozelo, ombros e punhos. Ou seja, todos praticantes de atividade física estão sujeitos a entorses. Ela pode ainda ser classificada em três níveis: ligeira, moderada e grave.
- Luxação: acontece quando há um deslocamento do osso da articulação. Os locais mais comuns de ocorrerem luxações são os ombros, joelhos, punhos e cotovelos. Ela pode ser completa (separação total dos ossos) ou incompleta ( quando não ocorre a separação completa). O paciente que sofre luxação irá sentir dor, dificuldade de movimentar o local lesionado, além de ter hematomas e inchaço.
- Tendinites: trata-se de uma inflamação dos tendões, que nos praticantes de esporte costuma estar relacionado ao excesso de esforço sobre o tendão. O paciente que sofre com tendinite sente dor e inchaço na região afetada, além disso, a área pode ficar vermelha e quente. O tratamento também inclui fisioterapia e exercícios para o aquecimento dos tendões, para que haja o alívio da dor e a melhora dos locais inflamados
- Contusão: associada a traumas nos tecidos moles, causada por impacto de alta intensidade. Porém, sem danos aos ossos. É uma lesão muito comum, associada a cerca de 60 a 70% das lesões esportivas. O paciente que sofre uma contusão sente dor e dificuldade ao movimentar a região, além de inchaço e hematoma no local. O tratamento é feito com aplicação de gelo, pomadas anti-inflamatórias e repouso.
Entre outros.
Procedimentos como artroscopia no joelho, ombro, cotovelo e tornozelo são muito comuns em uma clínica de ortopedia especializada em medicina do esporte. Além disso, a reconstrução do menisco e toda cartilagem envolvida também são bastante realizados.
Contudo, vale salientar: apesar de muitas lesões serem tratadas com procedimentos cirúrgicos, a atuação destes ortopedistas vai muito além da sala de cirurgia. Eles também tratam os problemas de forma não operatória, com ênfase total na educação e prevenção do atleta.
Isto inclui técnicas sobre as melhores formas de adaptar o corpo e a biomecânica do esporte desempenhado.
Importância da atividade física na saúde
A busca por atividades físicas como forma de melhorar a saúde vêm crescendo em todo o mundo. Em 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que adequar a atividade física e reduzir o tempo de sedentarismo em crianças pequenas melhora a saúde física, mental e o bem-estar, ajudando a prevenir a obesidade infantil e doenças associadas.
Quem tem um estilo de vida sedentário, sem a prática de exercícios constantes, se beneficia muito com uma consulta médica em uma clínica de ortopedia especializada em medicina do esporte.
Por meio de avaliações, ortopedista conseguem ajudar o paciente a encontrar um estilo de vida saudável, permitindo assim uma maior qualidade de vida e bem-estar.
Pessoas que desejam começar a praticar algum esporte ou realizar algum tipo de controle de peso, podem realizar consultas médicas com a medicina esportiva. O esporte, inclusive, pode ser usado como forma de reabilitação para muitas pessoas.
A Clínica Pompeia está preparada para realizar desde o seu diagnóstico até diferentes tratamentos de acordo com sua demanda, com equipe especializada e treinada para melhor te atender!
As instalações da Clínica Pompeia foram estruturadas para fornecer conforto, e possibilitar ao paciente que realize sua consulta em um ambiente agradável e bem planejado, visando seu completo bem-estar