Postado em: 01/12/2021
Cirurgia da mão: tipos e tempo de recuperação
Um especialista em cirurgia da mão é alguém responsável por intervir neste membro superior. Assim, desde os ossos, músculos, tendões, articulações, ligamentos, nervos e até em sua pele.
A finalidade da cirurgia da mão nada mais é do que reconstruir ou reparar as lesões nas mãos, punhos, braços e cotovelos.
A partir deste conhecimento breve sobre a função de um especialista de cirurgia da mão, cabe saber quais são os tipos de cirurgias na mão mais comuns e o tempo de recuperação de cada uma delas. Confira a seguir.
Quais são os tipos de cirurgia da mão mais comuns e seu tempo de recuperação?
Cada tipo de cirurgia é indicada para uma condição específica e, para que ocorra a intervenção cirúrgica, antes, é preciso a análise de diagnóstico por um especialista em cirurgia da mão. Veja quando a intervenção cirúrgica pode ser necessária.
Artroplastia de suspensão
Este tipo de cirurgia pode ser realizada em caso de diagnóstico de rizartrose.
A rizartrose é um tipo de doença que se caracteriza como uma espécie de artrose. Ou seja, é o desgaste da cartilagem, nesse caso nas articulações sinoviais.
Algumas de suas causas mais comuns são:
- Doenças reumáticas (artrite reumatóide ou gota);
- Infecções;
- Fratura consolidada de forma imperfeita.
Por sua vez, a artroplastia de suspensão, como cirurgia indicada, consiste na substituição do osso do trapézio por um tendão que funciona como prótese. O tempo médio de recuperação é de 3 meses, isto quando busca-se a recuperação da mobilidade em um centro de reabilitação.
Cirurgia para Síndrome do Túnel de Carpo
A Síndrome do Túnel de Carpo é uma neuropatia que é resultado da compressão do nervo mediano no canal do carpo. Alguns dos sintomas que a síndrome causa são:
- Formigamento;
- Sensação de picada no dedo ou na mão.
Sendo assim, a cirurgia para o tratamento da síndrome visa liberar o nervo que está sendo pressionado no punho. Além disso, o tempo de recuperação da cirurgia pode variar de acordo com a técnica que foi utilizada, se tradicional ou endoscópica.
Mas em termos gerais, a endoscópica tem um tempo de recuperação menor.
Cirurgia da Síndrome de Quervain
Este tipo de síndrome se caracteriza pela degeneração ou o espessamento da bainha do tendão que fica no punho. Os principais sintomas desta doença são:
- Dor no polegar;
- Enrijecimento;
- Dor quando movimenta lateralmente o punho com o dedo dobrado.
A cirurgia consiste na liberação da bainha do tendão com o fim de facilitar a movimentação dos tendões. O tempo de recuperação pode ser de até 21 dias, sendo que nos primeiros 7 dias há a troca por um curativo mais leve e entre 10 e 14 dias a retirada dos pontos.
Agende sua consulta com a Clínica Pompeia, que dentre tantos especialistas de diferentes áreas possui profissionais aptos para resolver os problemas que acometem sua mão.