HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG A SEX 7h às 19h
>

Postado em: 08/11/2021

Cirurgia da coluna: quais os principais tipos

Embora não seja tão comum falar de cirurgia da coluna, quando algum paciente recebe este diagnóstico, logo muitas dúvidas surgem. 

Por isso, separamos alguns dos principais tipos de cirurgia da coluna e os motivos que levam à intervenção cirúrgica.

Principais tipos de cirurgia da coluna

Antes que você saiba quais são os principais tipos de cirurgia da coluna, é necessário entender que os procedimentos cirúrgicos têm duas finalidades. Dessa maneira, ou eles buscam definir e/ou esclarecer um diagnóstico ou possui o fim de corrigir e/ou amenizar doenças da coluna.

Por sua vez, ainda se pode dividir as cirurgias em tipos. Assim, existem aquelas que são minimamente invasivas e aquelas que são procedimentos convencionais. Veja cada uma delas de maneira mais detalhada.

Cirurgia minimamente invasiva

Um dos exemplos deste tipo de cirurgia é a endoscópica. Ela é feita sob anestesia local e o procedimento é um dos mais rápidos, bem como o benefício de sua utilização é provocar pouco sangramento e dor.

Isto se dá por conta da incisão feita, ou seja, o corte ter o tamanho de apenas 8 milímetros. O local da incisão é feito na parte de trás ou lateral da coluna. Desse modo, o cirurgião pode concluir a sua finalidade, isto é, a retirada de fragmentos de hérnia. Outro fim do procedimento, também, é a descompressão.

Por conta deste tipo de cirurgia ter um grau tão baixo de invasão no corpo do paciente, é possível que ela tenha alta depois de 4 horas da cirurgia. Como também, pode retomar sua rotina normalmente. Além disso, as chances de sucesso são altíssimas e o custo é baixo se comparado a outros tipos de cirurgias da coluna.

Procedimento convencionais

Podendo ser chamados de cirurgias abertas, eles são bem mais invasivos do que o tipo de cirurgia abordado anteriormente. E, assim como as cirurgias minimamente invasivas, é necessário a consulta completa e detalhada com profissionais ortopedistas.

Bem diferente da cirurgia minimamente invasiva, os procedimentos convencionais têm o corte maior e, em consequência, maior sangramento. Bem como, a visão endoscópica é mais nítida e assertiva.

Outrossim, o local da incisão é escolhido conforme o lugar mais próximo para se chegar ao disco, que tanto pode ser por direção frontal quanto pela lateral ou costas, isto em caso de cirurgia de hérnia de disco, por exemplo.

Cirurgia da coluna: quais os principais tipos

Quais os principais motivos que levam a cirurgia da coluna?

Algumas das perguntas que passam a ser questionadas é o que pode levar alguém a ter que se submeter ao procedimento cirúrgico na coluna. Dessa forma, veja os principais motivos a seguir:

  • Descompressão de nervos por causa de hérnia de disco ou estenose de canal vertebral;
  • Correção de deformidades, por exemplo: escoliose, dorso curvo e etc;
  • Trauma seguido de fraturas vertebrais;
  • Tumores malignos, benignos ou infecções vertebrais.

Estas são as principais causas. Assim, caso você tenha recebido o diagnóstico e haja a necessidade de intervenção cirúrgica, então, procure uma equipe especializada, que entenda bem do assunto.

Portanto, agende sua consulta com a Clínica Pompeia, que tem mais de 50 anos de experiência, uma visão moderna e diferenciada. 

Além disso, a Clínica Pompeia possui profissionais que estão em constante aperfeiçoamento técnico e atualização, mantendo o alto padrão de atendimento aos seus pacientes.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

    Ao clicar no botão “enviar”, eu concordo com a Política de privacidade