Postado em: 17/04/2023
Sarcopenia: o que é e como reverter esse quadro?
Sarcopenia é a perda generalizada e progressiva da massa muscular e força no corpo. Esse processo ocorre com o envelhecimento e é, em parte, responsável pela perda da qualidade de vida na terceira idade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cerca de 15% dos brasileiros têm sarcopenia a partir dos 60 anos de idade, chegando a 46% após os 80 anos.
A sarcopenia do idoso pode ser causada por alterações hormonais e fisiológicas do próprio envelhecimento, por doenças que ocorrem na velhice, mas está associada ao sedentarismo e à má alimentação. Esses problemas se tornam mais frequentes também em decorrência do estilo de vida, de limitações físicas ou por problemas como depressão e alterações dentárias.
Em pessoas saudáveis, a diminuição da massa magra geralmente inicia-se após os 30 anos de idade, com perdas em torno de 1% a 2% ao ano. Sem medidas preventivas, idosos com 80 anos podem ter somente 50% de sua massa muscular da juventude.
No entanto, a sarcopenia não está ligada apenas ao envelhecimento. Algumas doenças como o câncer, processos infecciosos ou inflamatórios graves, traumatismos, podem levar a uma perda de massa muscular acelerada, mais grave do que aquela que ocorre com o passar dos anos.
As causas mais comuns da sarcopenia são:
- Envelhecimento (sarcopenia fisiológica);
- Sedentarismo: inatividade física, mobilidade limitada, pacientes acamados;
- Doenças: condições inflamatórias, falência de órgãos, neoplasias (câncer), osteoartrite, desordens neurológicas ou hormonais;
- Desordens nutricionais: desnutrição/subnutrição, enfermidades que provocam má absorção de nutrientes e obesidade (obesidade sarcopênica).
Quais são os sinais de sarcopenia?
A perda de massa muscular costuma demorar para ser percebida. Dificuldade em realizar atividades físicas, como fazer caminhadas longas, subir escada e carregar compras estão entre os primeiros sinais da sarcopenia.
Desequilíbrio ao andar em terrenos acidentados, como ruas com desníveis e buracos; e quedas constantes acontecem, na maioria das vezes, quando a perda muscular já está em estado avançado.
A sarcopenia tem implicações diretas na qualidade de vida das pessoas e aumenta o risco de lesões e fraturas decorrentes de acidentes e traumas.
Como prevenir a sarcopenia?
Exercitar-se fisicamente e seguir uma dieta equilibrada com orientação profissional são os meios mais eficazes de prevenir ou minimizar a sarcopenia. Nas atividades físicas, destacam-se os exercícios de resistência, ou seja, musculação, pilates e faixas elásticas; e na dieta, os alimentos ricos em proteínas. Essa combinação ajuda a ganhar ou manter massa muscular.
Para pessoas saudáveis recomenda-se a ingestão diária de, pelo menos, 1 a 1,2 g de proteínas por quilo de peso corporal. Principalmente para indivíduos na terceira idade que não tenham nenhuma contraindicação.
5 hábitos para recuperar massa muscular
1. Fazer musculação ou outros exercícios de força regularmente;
2. Ter uma alimentação equilibrada, com bom aporte de proteínas de boa qualidade;
3. Beber água, pelo menos 2 litros por dia (o ideal, 40 ml por Kg de peso);
4. Fazer suplementação indicada por nutricionista;
5. Dormir bem, em quantidade e qualidade de sono. Durante o sono, o hormônio GH é liberado.
Como diagnosticar e tratar a sarcopenia?
O diagnóstico da sarcopenia é feito por um médico ortopedista. Ele usa como ferramenta diagnóstica os exames de tomografia computadorizada nas regiões da perna e do abdômen para estimar o volume muscular. Exames de densitometria óssea, ressonância magnética e ultrassom também podem ser solicitados.
O tratamento da sarcopenia envolve exercícios de resistência, conforme as condições físicas de cada paciente, e dieta orientada com suplementação de proteína, como whey protein. O tratamento é a longo prazo e costuma durar meses ou até anos, e geralmente implica uma mudança de estilo de vida. Para pacientes que perderam massa muscular durante uma enfermidade aguda, os cuidados cessam com a recuperação do volume muscular e principalmente da força muscular.
Não deixe que a sarcopenia afete sua qualidade de vida. Na Pompeia Ortopedia e Fisioterapia, você encontra especialistas para ajudar você a reverter esse quadro e manter sua saúde e independência. Agende uma consulta hoje mesmo e comece a sua jornada para uma vida mais saudável e ativa. Leia também:
Por que fazer Check-up Ortopédico antes de iniciar atividade física?