Postado em: 07/11/2022
Crossfit pode causar lesão ao joelho?
O crossfit é um treinamento físico quase militar para pessoas que não aguentam a monotonia das academias. Com movimentos funcionais, a modalidade se diferencia pela prática de exercícios variados e executados em alta intensidade. Você arrasta pneus de caminhão, escala cordas e corre carregando sacos de areia nas costas.
Praticar qualquer atividade física sem cometer excesso faz bem à saúde. Mas se esses exercícios são realizados de maneira incorreta podem fazer mal e sobrecarregar os joelhos. Por ser uma articulação de sustentação do corpo, o joelho está mais suscetível a lesões em decorrência de exercícios malfeitos. As mulheres são as que mais sofrem devido aos quadris largos que aumentam ainda mais a pressão.
Durante o treino, dez aptidões físicas são trabalhadas: agilidade, flexibilidade, precisão, coordenação, resistência cardiorrespiratória e muscular, força, potência, equilíbrio e velocidade.
As lesões que acometem os joelhos são decorrentes da prática incorreta e da repetição. O agachamento, um movimento muito utilizado durante os treinos, pode sobrecarregar os joelhos e desgastar a cartilagem.
Quem está iniciando ou já pratica há algum tempo crossfit pode sentir dor ou incômodo no joelho. Algumas lesões comuns são condromalácia patelar, artrose da patela e da rótula, instabilidade patelar e luxação de patela. Antes de começar a fazer crossfit, faça uma avaliação física na Clínica Pompeia Ortopedia e Fisioterapia!