Postado em: 28/09/2022
Entenda o que é a osteonecrose do quadril
A osteonecrose da cabeça femoral é uma condição que afeta os tecidos da parte superior do fêmur, que é o maior osso do corpo humano. Com isso, os nutrientes vitais deixam de chegar ao fêmur, o que ocasiona a morte celular.
A falta de irrigação sanguínea na cabeça femoral “mata” os tecidos locais. Como resultado, a cabeça do fêmur, que é esférica, perde as suas características e fica disfuncional. Com isso, o atrito entre o fêmur e os ossos do quadril provoca dores e, com o tempo, a doença prejudica a mobilidade do paciente, que pode perder a capacidade de andar.
Essa enfermidade é mais comum em homens a partir dos 30 anos de idade. E as causas mais comuns da osteonecrose são:
🔶 Traumas na região do quadril;
🔶 Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
🔶 Uso de corticoides;
🔶 Tabagismo;
🔶 Leucemia, lúpus e outras doenças reumáticas;
🔶 Tratamentos como quimioterapia e radioterapia.
Dor no quadril que irradia para a virilha é o principal sintoma da osteonecrose da cabeça femoral. Para detectar a doença, há tanto exames físicos, de imagem, como o raio-x e ressonância magnética, para diagnóstico precoce.
O tratamento pode ser conservador, cirúrgico, em que a cabeça femoral é mantida, e o mais severo, em que há substituição da cabeça do fêmur por uma prótese.Você sente dores no quadril? Entre em contato e agende uma consulta com um dos especialistas em Cirurgia do Quadril da Clínica Pompeia Ortopedia e Fisioterapia!