Postado em: 26/09/2022
Infiltração na coluna: quando é indicada?
A infiltração na coluna — também chamada de bloqueio anestésico — é um tratamento eficiente para dores crônicas e agudas, sendo recomendada em diversas situações. No conteúdo de hoje você vai descobrir como funciona esse procedimento, como ele é realizado na prática e quais as suas indicações. Tenha uma boa leitura!
O que é a infiltração na coluna?
A infiltração consiste na aplicação de medicamentos por meio de uma injeção, direcionada diretamente ao local da lesão. Quando é realizada na coluna, por exemplo, essa injeção pode ser dada entre os nervos (foramidais) ou dentro das articulações (facetarias), dependendo da origem da dor e da questão a ser tratada.
A infiltração é um tratamento auxiliar, que pode ser combinado ao uso de medicações orais e à prática de fisioterapia, entre outras intervenções. Seu maior objetivo é aliviar a dor a curto e a longo prazo.
Como a infiltração é realizada?
A infiltração é uma prática minimamente invasiva, na qual são utilizadas substâncias com analgésicos, anestésicos, corticosteroides e anti-inflamatórios. Os medicamentos e as suas dosagens são definidos conforme as necessidades do paciente, assim como o número de sessões.
O médico pode fazer o uso de contraste para identificar o local da lesão e acompanhar o procedimento a partir de um monitor, visualizando o interior do paciente sem ter que fazer uma grande incisão. A medicação é aplicada exatamente na área lesionada, promovendo um efeito mais assertivo e menos efeitos colaterais — já que elas não se espalham pelo organismo, como os medicamentos orais.
Quando a infiltração na coluna é recomendada?
A infiltração pode ser indicada em várias situações. Confira!
Para o alívio de dores e lesões
Quando o paciente já se tornou resistente à medicação oral ou não obteve bons resultados para o alívio da dor, as infiltrações são utilizadas para que ele se sinta melhor e possa se desenvolver na fisioterapia, por exemplo. As doenças e lesões mais tratadas são:
- hérnias de disco;
- artrose na coluna;
- dores que irradiam para outras áreas do corpo, como as pernas e os braços;
- dores crônicas e agudas ao se movimentar;
- compressão de nervos e de lesões no ciático.
Para a realização de testes terapêuticos
A infiltração pode ser realizada para o diagnóstico de lesões na coluna, quando estas estão difíceis de se localizar. O médico aplica o contraste e, por meio de um exame de imagem, identifica a origem da questão. Assim, o tratamento pode ser mais assertivo e direcionado.
Quais são as contraindicações da infiltração?
Para finalizar, vale lembrar que, como qualquer procedimento médico, a infiltração na coluna também tem contraindicações. Ela não deve ser realizada em:
- pacientes com problemas de coagulação;
- pacientes com problemas cardiovasculares;
- pacientes com diabetes;
- gestantes.
A infiltração na coluna deve ser recomendada por um médico ortopedista, que conheça o seu histórico clínico e familiar. O especialista determinará se esse tratamento é a melhor opção para você.
Agora que você já sabe mais sobre a infiltração na coluna, agende uma consulta e venha descobrir se esse procedimento é o melhor para a sua situação! Conte com o apoio dos nossos profissionais para o alívio da dor!