Postado em: 17/11/2021
Quais os tipos de cirurgia no joelho?
A cirurgia no joelho pode ser necessária de acordo com algumas fases da vida ou mesmo por conta da rotina de um indivíduo. Por exemplo, na terceira idade ou pela prática de exercícios de alto impacto, respectivamente.
Assim, se você não está familiarizado com o assunto, fique tranquilo que iremos tratar sobre ele de maneira breve, segura e direta. Confira as informações nos tópicos a seguir.
Quando a cirurgia no joelho é indicada?
É bastante comum que a cirurgia no joelho seja indicada por um profissional ou clínica ortopédica quando o indivíduo sente dores intensas.
No entanto, há outras situações em que a cirurgia no joelho é indicada, tais como:
- Movimento limitado;
- Deformações no joelho;
- Alteração crônica no joelho;
- Tratamento sem resposta quanto às dores;
- Osteoartrose;
- Artrite reumatoide;
- Fraturas;
- Rompimento do ligamento do joelho;
- Lesão do menisco;
- Instabilidade do joelho.
Dessa forma, é a partir de cada um destes sintomas e/ou causas que uma clínica ortopédica pode, ou não, indicar a necessidade da intervenção cirúrgica. Por sua vez, confira os tipos de cirurgias no joelho que existem.
Principais tipos de cirurgias no joelho
Lembrando que a necessidade de uma intervenção cirúrgica deve ser analisada e diagnosticada por uma Clínica Ortopédica. Desse modo, tudo poderá ser acompanhado e executado da maneira mais segura possível.
Artroscopia
Este tipo de cirurgia possibilita que o cirurgião tenha visão da parte interior da articulação por meio do uso do artroscópio.
Assim, este equipamento promove uma visão mais direta do menisco, ligamentos, cartilagem e das estruturas gerais do joelho, permitindo que haja um diagnóstico mais preciso e realização dos reparos necessários dos problemas articulares.
Cirurgia de menisco
Sendo uma das cirurgias no joelho mais comuns, ela pode ser realizada de acordo com o tipo de lesão. Além disso, é possível fazer uma meniscectomia parcial, um reparo ou mesmo uma sutura do menisco.
Um ponto muito importante quanto a este tipo de procedimento é que deve-se dar preferência a técnica que preserva melhor a anatomia, estrutura e funcionamento comuns do joelho.
Cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA)
Por sua vez, a LCA consiste no uso de um enxerto que substitui o ligamento rompido. É comum que os enxertos usados sejam tendões de músculos posteriores da coxa ou tendão patelar do próprio paciente.
Artroplastia
Por fim, este tipo de cirurgia nada mais é do que a colocação de um prótese no joelho. Assim, há a substituição da superfície do osso do fêmur e da tíbia por elementos metálicos. Além disso, também ocorre a substituição da cartilagem.
Como visto, cada um dos principais tipos de cirurgia necessita de muito cuidado devido ao grau de dificuldade. Portanto, para que tudo ocorra bem, a escolha de ótimos profissionais como os da Clínica Pompeia se faz urgente.
Sendo assim, agende sua consulta e tire todas as suas dúvidas através de um atendimento de excelência, individualizado e humanizado.