Postado em: 17/05/2021
Clínica de Ortopedia especializada em joelho
Formado por uma série de estruturas, o joelho é fundamental para correta movimentação dos membros inferiores. Dessa forma, com tantas funções e complexidades, torna-se comum o seu desgaste, além do acometimento de doenças. Portanto, é fundamental poder contar com uma clínica de ortopedia especializada em joelho, para tratamento e diagnóstico preciso dos problemas associados.
O joelho é uma articulação sinovial. Faz a conexão entre as extremidades de ossos diferentes, e reveste-se por uma bolsa, que produz um líquido amortecedor. Toda esta estrutura é fundamental para as ações do dia a dia, como andar, sentar, correr e ficar de pé.
Dessa forma, é preciso que existam centros especializados que cuidem dessa estrutura! Então, qual a importância de uma clínica de ortopedia especializada em joelho?
Ortopedia: especialidade fundamental
Trata-se de um especialidade importantíssima para o bem estar do corpo. De forma simplificada, o ortopedista é responsável por cuidar dos ossos, músculos, tendões e ligamentos, de modo a prevenir e tratar todos os problemas do aparelho locomotor, inclusive dos joelhos. Trata ainda de desgastes e enfermidades associadas. Em outras palavras, cuido do esqueleto de uma forma completa!
Ele pode atuar em várias subespecialidades. Dentre elas, podemos citar as mãos, coluna, quadril, e os joelhos.Portanto, para que possa haver exercício de suas funções da melhor maneira possível, é importante o apoio de uma clínica de ortopedia especializada!
Doenças e lesões comuns nos joelhos
Em suma, os problemas associados ao joelho, tratados pelo ortopedista, variam bastante. Entre os mais comuns, destaca-se a artrite, Trata-se de uma inflamação que pode ter origem auto imune, inflamação por bactérias e outros microorganismos. Assim, uma vez presente, provoca sintomas de dor intensa, sensibilidade, rigidez e vermelhidão na perna.
Por fim, entre outras doenças comuns que afetam a estrutura do joelho, podemos citar:
- Bursite – Decorrem da inflamação das bursas, bolsas responsáveis por guardar o líquido sinovial;
- Síndrome do Trato Iliotibial (STIT) – Muito comum entre atletas;
- Síndrome da dor Femoropatelar – Ocorrem mais em indivíduos do sexo feminino e atletas de altas performance, em virtude da realização de atividades intensa;
- Cisto de Baker – Surge consequência de uma artrite;
- Gota – decorre do acúmulo de cristais de cálcio em uma articulação. Tem como principal sintoma a dor aguda, além de deformidades e vermelhidão.
Não apenas doenças acabam por demandar uma clínica de ortopedia especializada em joelho: As lesões são igualmente comuns, e precisam de avaliação e tratamento por um profissional de ortopedia. Quando uma articulação ultrapassa seu limite, a lesão é uma entorse. Além disso, há lesão também nos ligamentos.
Em todas as situações, há bastante inchaço no joelho, assim como muita dor. E tudo isto pode prejudicar a mobilidade do indivíduo, atrapalhando em todas as suas atividades diárias. Assim, entendemos a real importância da atuação do ortopedista, aliado a uma boa clínica de ortopedia especializada em joelho!
A Pompeia Ortopedia e Fisioterapia iniciou suas atividades há mais de 50 anos, na zona oeste de São Paulo, no bairro do Sumaré. Os ortopedistas e fisioterapeutas se encontram em constante aperfeiçoamento técnico e atualização, mantendo o alto padrão de atendimento aos seus pacientes.