Manutenção e aumento da mobilidade articular
A mobilidade física é a habilidade do sistema neuromuscular de executar os movimentos de uma ou mais articulações em grandes amplitudes de maneira eficiente. No entanto, para que isso aconteça é preciso que o indivíduo tenha uma boa flexibilidade dos tecidos moles e mobilidade articular normal.
Ou seja, a mobilidade física é necessária para que possamos executar movimentos totalmente funcionais, possibilitando que as ações sejam realizadas sem dores, lesões ou desequilíbrios.
Algumas razões podem estar atreladas à pouca mobilidade, dentre elas:
- O sedentarismo: cada vez mais as pessoas passam a maior parte do tempo sentadas;
- O envelhecimento: que leva a rigidez articular, limitando ainda mais o indivíduo no que se refere a levar uma vida saudável e livre de dores.
Benefícios de uma boa mobilidade física
A importância da mobilidade física está relacionada aos inúmeros benefícios que ela proporciona ao indivíduo, tais como:
- Correção de desequilíbrios musculares;
- Diminuição da tensão excessiva dos músculos e manutenção de seu comprimento funcional “normal”;
- Alívio do estresse nas articulações;
- Melhora na eficiência neuromuscular e, consequentemente, na função motora;
Cada articulação tem suas necessidades de treinamento particulares, uma vez que, para algumas delas, a importância da mobilidade física é maior, enquanto outras demandam estabilidade.
Tornozelo
As articulações do tornozelo são responsáveis pelo movimentos de dorsiflexão e flexão plantar do pé, assim como algum grau de pronação e supinação. A sua mobilidade é importante para o desenvolvimento de uma marcha adequada, para a realização de bons padrões de movimento dos membros inferiores e boa estabilidade de joelhos e quadril.
Quadril
A articulação do quadril permite os movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna, externa e circundução, além de suportar o peso do tronco e dissipar as forças para os membros inferiores.
Caso exista falta de mobilidade, ela também pode ser responsável por dores nos joelhos ou na coluna lombar.
Coluna Torácica
A coluna torácica realiza todos os movimentos: flexão, extensão, inclinação lateral e rotação. Sendo assim, a rigidez torácica pode ser a causa de dores na região cervical, lombar e no ombro. Por isso, a importância da mobilidade física desse segmento.
Glenoumeral
A articulação glenoumeral compõe uma das articulações do ombro, que se articula com a cabeça do úmero. Ela permite uma grande amplitude de movimento dos membros superiores, como flexão, extensão, abdução, adução e rotação medial e lateral, o que também lhe confere uma maior propensão a lesões.
A importância da mobilidade física deve ser levada a sério, trabalhando junto com um fisioterapeuta na realização de movimentos funcionais.