HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG A SEX 7h às 19h

Fisioterapia Preventiva

A fisioterapia preventiva, como o próprio nome sugere, é uma abordagem que tem como objetivo ajudar a prevenir o surgimento de doenças e problemas com o corpo. 

Ela é muito indicada para atletas e idosos, porém pode ser facilmente adaptada para qualquer idade, já que a função principal é proporcionar uma melhor qualidade de vida. Além disso, também é muito recomendada em ambiente de trabalho, pois minimiza os riscos de acidentes.

Um ponto positivo da fisioterapia preventiva é a sua fácil adaptação à realidade de cada indivíduo, respeitando as suas limitações, necessidades e riscos. Isso porque o tratamento identifica as fraquezas da pessoa, trabalhando em cima de cada uma delas.

Áreas de atuação da fisioterapia preventiva

As principais áreas de atuação da fisioterapia preventiva é em idosos, atletas e no ambiente de trabalho, já que suas diversas técnicas estimulam o alongamento, fortalecimento e relaxamento da musculatura, além de exercícios respiratórios. 

Fisioterapia preventiva para idosos

A fisioterapia preventiva voltada para idosos compreende um conjunto de exercícios físicos e respiratórios com o objetivo manter a funcionalidade e o bem-estar desse paciente, bem como evitar ou retardar complicações.

Nas pessoas com mais de 60 anos, as principais indicações dessa modalidade de fisioterapia envolvem a reversão de quadros de fraqueza muscular, degeneração articular, dor e cansaço, diminuição da agilidade e falta de equilíbrio.

Os procedimentos da fisioterapia preventiva ajudam a prevenir riscos de doenças comuns nessa faixa etária, como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, osteoporose, hérnias de disco, tendinites, bursites, artrose e no tratamento de problemas com insônia, depressão e ansiedade.

O foco principal da fisioterapia preventiva para idosos é preservar a função motora, adiar a instalação de incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento e prevenir a ocorrência de quedas e outros acidentes causados por limitações naturais da idade.

Os fisioterapeutas que atuam nessa área podem utilizar a Cinesioterapia profilática, com exercícios físicos globais para manter a funcionalidade do idoso, podendo ser aplicados individualmente ou em grupo.

Fisioterapia preventiva nas empresas

No ambiente de trabalho, as pressões características do ambiente corporativo e o acúmulo de tarefas no dia a dia, somados à postura inadequada e aos movimentos repetitivos está fazendo com que a prevenção do estresse ganhe cada vez mais a atenção.

Nesse ponto, a fisioterapia preventiva se mostra uma excelente solução para ajudar os colaboradores a administrar este estresse. Além de promover a saúde geral dos funcionários, ela atua na prevenção de doenças psíquicas e osteomusculares que têm grande impacto na produtividade e qualidade de vida do trabalhador.

Normalmente, os programas de fisioterapia preventiva nas empresas envolvem ações para incentivar os empregados a adquirir uma consciência corporal e novos hábitos de vida, através de palestras de conscientização, capacitação e treinamento preventivo de doenças ocupacionais; desenvolvimento de programas de ginástica laboral; avaliações de postura e análise da biomecânica das tarefas nos postos de trabalho; promoção de melhorias na ergonomia do trabalho; e as ações terapêuticas preventivas.

Fisioterapia preventiva para atletas

Os atletas também podem se beneficiar da fisioterapia preventiva para garantir um melhor rendimento e desempenho nos treinos e nas competições, e, principalmente, evitar lesões bem comuns.

Por meio dessa modalidade podem ser trabalhados grupos musculares específicos de cada atleta, que são mais exigidos no esporte praticado. 

Sendo assim, é possível melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade e a força dos músculos de acordo com as necessidades de cada um, considerando fatores de risco como: lesões prévias; idade e gênero do atleta; se o esporte é coletivo ou individual; o nível de competição; a exigência de maior contato físico entre os competidores; e condições físicas gerais.

Benefícios da fisioterapia preventiva

Engana-se quem pensa que a fisioterapia preventiva apenas evita possíveis lesões e doenças musculares. 

Ela também melhora o funcionamento dos órgãos, sendo muito eficiente no auxílio ao combate de diversas patologias, como: diabetes; hipertensão arterial;  osteoporose; bursite; tendinite; hérnia de disco e demais problemas na coluna; artrose; depressão e ansiedade; fadiga muscular; doenças cardiovasculares e respiratórias; e reumatismos.

A fisioterapia preventiva também pode ser um alicerce para quem sofre com algumas enfermidades, especialmente cardíacas e respiratórias, uma vez que o tratamento melhora o sistema circulatório e as funções pulmonares.

Como falamos, a fisioterapia preventiva proporciona mais saúde e bem-estar às pessoas, o que gera uma melhor percepção e mais satisfação dos pacientes. Caso queira se consultar com um fisioterapeuta especializado nessa área, entre em contato com a Clínica Pompeia.

Ortopedia na Melhor Idade
Nosso objetivo é oferecer o melhor da ortopedia e reabilitação para melhorar significativamente sua qualidade de vida.
AGENDE SUA CONSULTA

Blog e Artigos

A Cirurgia do Pé e Tornozelo evoluiu significativamente nos últimos anos, graças às técnicas modernas que oferecem maior precisão e...

A Cirurgia de Substituição Total do Joelho, ou artroplastia total, é um procedimento indicado para casos em que o desgaste da articulação...

A dor no quadril e a mobilidade limitada podem afetar profundamente a qualidade de vida de uma pessoa. Para muitos que sofrem de condições...