Mão e Microcirurgia
A especialidade ortopédica mão e microcirurgia, conhecida por muitos como Cirurgia da Mão, surgiu da necessidade de se tratar todas as lesões que envolvem a mão por um único médico.
O ganho aqui é muito mais para o paciente, que pode ser tratado de forma mais rápida e eficaz.
As habilidades dessa especialidade envolvem: tratamento de doenças ósseas, inflamatórias, degenerativas, trauma, tumores e pseudo-tumores, lesões de tendões, nervos e defeito de cobertura de pele. É responsabilidade desse profissional realizar reimplantes de partes amputadas e revascularização da mão e dos dedos.
Abaixo falaremos um pouco mais sobre os problemas mais comuns tratados por um cirurgião da mão.
Principais problemas tratados pelo especialista em mão e microcirurgia
O ortopedista especialista em mão e microcirurgia está apto a tratar diversas doenças que afetam as mãos e os punhos. Quando há uma fratura em algum osso, pode ocorrer dificuldade em movimentar o membro, além de outros sintomas como dor, inchaço e hematoma.
Algumas das principais doenças que acometem as mãos e punhos são:
Rizartrose
A rizartrose é a artrose que atinge a articulação da base do polegar, chamada de articulação trapézio-metacarpiana, que é formada pelo osso trapézio e pela base do primeiro metacarpiano. Neste caso, há o desgaste progressivo da cartilagem articular com a exposição do osso subjacente.
Os pacientes com rizartrose costumam se queixar de dor na base do polegar, que agrava com a execução de atividades mais vigorosas ou repetitivas, como atividades que envolvam agarrar, pinçar e movimentos de torção.
Síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo é a compressão dolorosa do nervo mediano, quando este passa pelo túnel do carpo no pulso.
Entre os principais sintomas estão dores, formigamento e sensação de choque. Contudo, quando o problema não é tratado corretamente, pode levar a outras complicações, dificultando os movimentos, limitando o uso das mãos e causando atrofia.
O ortopedista especialista em mão e microcirurgia pode indicar como tratamento o uso da órtese de punho para a região, além de injeções de corticosteróides. Contudo, nos casos mais graves, é necessária a realização de uma cirurgia para aliviar a compressão do nervo mediano.
Tendinite (Síndrome de Quervain)
A tendinite, também conhecida como Síndrome de Quervain, é caracterizada pelo inchaço e inflamação dos tendões ou bainha dos tendões que movem o polegar para fora.
É comum que ocorra após o uso repetitivo do pulso, especialmente quando há torção, causando dor latejante do lado do polegar que se estende até sua base e que piora com o movimento.
Muitas mães recentes se queixam desse tipo de dor, devido ao fato de elas pegarem seus bebês com os braços estendidos, utilizando apenas os pulsos, repetidamente.
O tratamento, quando a tendinite é de intensidade leve a moderada, deve ser conservador e consiste em fazer repouso de atividades desencadeadoras dos sintomas, como movimentos repetitivos do polegar, posições viciosas ou sobrecarga sobre o polegar. O ortopedista ainda pode receitar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, e também fisioterapia.
Porém, quando a dor persiste após um certo período de tratamento conservador ou nos casos graves com comprometimento importante das atividades da vida diária, a cirurgia é o melhor tratamento.
Clínica ortopédica especialista em mão em Sumaré
Cisto sinovial
O cisto sinovial é um nódulo benigno que acomete os tendões ou as articulações de punhos e mãos.
Apesar de, na maioria das vezes, ser pequeno, redondo e indolor, em alguns casos, o cisto pode interferir no movimento da articulação. Ele costuma desaparecer sozinho e raramente necessita ser drenado ou removido.
Contratura de Dupuytren
A contratura de Dupuytren consiste no espessamento e enrijecimento graduais de tecido sob a pele da mão, que pode durar anos ou até mesmo a vida toda. Com o passar do tempo, ela pode fazer com que um ou mais dedos se curvem em direção à palma da mão, complicando as atividades cotidianas.
O aparecimento de um nódulo na palma da mão (com maior frequência no dedo anelar ou mínimo) costuma ser o primeiro sintoma. Inicialmente, ele pode causar desconforto, mas gradativamente torna-se indolor e os dedos passam a curvar-se de forma progressiva.
O tratamento pode ser feito através de uma injeção de corticosteroide no nódulo, que ajuda a diminuir a sensibilidade da área, quando realizada antes de os dedos começarem a se curvar. A cirurgia é necessária quando não se consegue colocar a mão aberta sobre uma mesa ou quando os dedos estiverem tão curvos que a função da mão fica limitada.
Caso você tenha uma doença na mão, procure um ortopedista especializado em mão e microcirurgia.