Joelho

O joelho é uma articulação do corpo humano formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia e pela patela (rótula). 

Contudo, ele ainda possui ligamentos que estabilizam a articulação e que são auxiliados pelos meniscos (interno ou medial e externo ou lateral), que também amortecem os impactos sobre as cartilagens. 

Muitas são as causas das lesões nos joelhos, que podem ocorrer por traumas ou até mesmo postura incorreta. 

As principais delas, que precisam ser tratadas por um ortopedista especialista em joelho são: rompimento do LCA (ligamento cruzado anterior), rompimento do LCP (ligamento cruzado posterior), luxação patelar, condromalácia patelar, artrose, tendinite patelar, Síndrome do corredor e lesão no menisco.

Principais lesões do joelho

Sabe-se que o joelho é uma das áreas que mais sofrem lesões diretas ou indiretas e, para mantê-lo saudável é necessária a estabilidade da articulação. Abaixo listamos as principais lesões que acometem os joelhos. Veja quais são elas:

Artrose

A artrose do joelho é um processo de desgaste da cartilagem que reveste as extremidades ósseas. Normalmente, ela acomete  pessoas com mais de 65 anos e mulheres, que apresentam estrutura óssea mais fraca em comparação ao sexo masculino. 

Os sintomas da doença  iniciam com o cansaço e inflamação nos joelhos. Depois, há o inchaço, e, por fim, a perda progressiva do movimento, impedindo o paciente de andar.

Apesar de a artrose não ter cura, alguns tratamentos colaboram para a redução da dor e manutenção do movimento. Isso inclui desde medicação, terapias, até infiltrações e procedimentos cirúrgicos. 

Síndrome patelo-femoral (condromalácia)

Também conhecida como joelho de corredor, a condromalácia é caracterizada pelo desgaste da cartilagem do osso da patela (ou rótula), localizado na frente do joelho. Ela pode ser relacionada a fatores anatômicos e uma das causas mais recorrentes é a sobrecarga no joelho. 

Os principais sintomas dessa lesão são a dor leve ao redor ou sob a rótula, que piora ao descer escadas ou rampas, durante e após a prática esportiva ou após ficar muito tempo sentado. Além disso, o paciente pode apresentar inchaço, ruídos ao se movimentar e ardência.

O ortopedista especialista em joelho pode indicar tratamento com fisioterapia, que pode auxiliar o fortalecimento muscular, além de exercícios que priorizam o alongamento. 

Cisto de Baker

Também chamado de cisto poplíteo, o cisto de Baker é uma lesão benigna, caracterizada pelo acúmulo de líquido em uma pequena bolsa que surge atrás do joelho, formando um nódulo abaixo da pele.

Ele costuma ser palpável e visível, podendo provocar dor e dificuldade de movimentação do joelho. Normalmente,  o cisto de Baker é resultado de problemas do joelho, como artrite ou ruptura do menisco, que fazem com que o joelho produza muito líquido lubrificante.

Apesar de em muitos casos não apresentar sintomas, alguns pacientes podem ter uma sensação de aperto atrás do joelho, além de inchaço, nódulo ou rigidez das articulações. 

Nesses casos, o ortopedista especialista em joelho pode indicar o tratamento da condição subjacente ou ainda injeção de cortisona, drenagem do líquido com uma agulha ou fisioterapia.

Lesão degenerativa do menisco

O menisco é responsável pela absorção dos impactos realizados sobre os joelhos e fica localizado entre o fêmur e a tíbia. As lesões nessa região estão associadas ao desgaste que ocorre no joelho como um todo. Aos poucos, esse desgaste vai fragilizando os meniscos até que, com um esforço mínimo, eles se rompem. 

Quando há uma lesão degenerativa, o paciente não sabe ao certo definir quando a dor começou e o local exato dela no joelho. É possível que haja estalos e travamentos em posições específicas.

Osteocondrite dissecante

A osteocondrite dissecante (OCD) é um processo patológico que atinge o osso subcondral do joelho em crianças e adolescentes (OCDJ) e também em adultos jovens (OCDA) com efeitos secundários sobre a cartilagem articular.

Normalmente, os pacientes se queixam de dor e pode haver também o bloqueio articular. Quando não tratada, a osteocondrite dissecante pode levar a alterações degenerativas precoces da articulação.

Osteonecrose

Também conhecida necrose avascular, a osteonecrose do joelho é caracterizada pela morte do tecido ósseo de determinada parte do mesmo por falta de irrigação sanguínea.

A dor é o sintoma mais relatado entre os pacientes, e o ortopedista especialista em joelho pode recomendar a fisioterapia aquática.

Caso você tenha uma doença no joelho, procure um ortopedista especialista em joelho.

Ortopedia na Melhor Idade
Nosso objetivo é oferecer o melhor da ortopedia e reabilitação para melhorar significativamente sua qualidade de vida.
AGENDE SUA CONSULTA

Blog e Artigos

A prática esportiva é essencial para uma vida saudável, mas também pode trazer consigo desafios físicos, especialmente quando se trata de...

A Síndrome do Túnel do Carpo é uma condição que afeta milhares de pessoas, causando dormência, formigamento e dor nas mãos e punhos.  Se...

A cirurgia de substituição do quadril é um procedimento que tem ajudado inúmeras pessoas a recuperar a mobilidade e aliviar dores...